sexta-feira, 11 de maio de 2007

Carboidrato zero

De acordo com o livro “A nova dieta revolucionária do Dr. Atkins”, da editora Record, o regime é dividido em três fases: indução, perda de peso contínua (PPC) e manutenção. Na primeira etapa, que dura duas semanas, o consumo de carboidratos é totalmente proibido. A perda de peso nesse tempo é enorme. Isso porque o nível de insulina, produzido pelos pâncreas, diminui e o corpo tem que queimar as gorduras para servir de fonte de energia corporal. Para compensar o consumo deficiente de vitaminas e minerais, são acrescentados suplementos vitamínicos durante esse período.
Já na segunda fase, o consumo de carboidratos é lentamente aumentado até eliminar os suplementos, desde que a pessoa continue emagrecendo. Quando o peso ideal for alcançado, o consumo de carboidratos aumenta novamente até que o peso seja mantido - a terceira fase. Segundo o médico, a quantidade de carboidrato vai variar de pessoa para pessoa. Um dos argumentos dele é que os grandes níveis de insulina, aumentados com o consumo de carboidratos, são responsáveis pelo aumento de apetite e, por conseqüência, pelo aumento de peso. Seguindo a dieta, os níveis de insulina são equilibrados, eliminando a vontade de comer.

Se por um lado a dieta é muito vantajosa, por outro, pode oferecer grandes riscos à saúde devido ao alto consumo de gordura saturada vinda das carnes. “São vários prejuízos. Por exemplo, o excesso de gordura animal potencializa algumas enzimas que vão transformar a testosterona em estrogênio. Isso é uma alteração significativa e perigosa para os homens”, alerta a nutróloga e terapeuta ortomolecular Elizabeth Ayoub. A médica vai além e alerta que quanto mais proteína ingerida, mais perda de nutrientes você tem. “Há perda de sódio, água, magnésio, cálcio. Substâncias importantíssimas para nós. Fora o excesso de radicais livres no nosso corpo”, informa.


Texto retirado do site Bolsa de Mulher

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Considerações

Não pode comer nenhuma espécie de carboidrato (hidrato de carbono ou sacarídeo), para que dentro de 48 horas entre em ação o CETÔNICO do seu corpo, que é uma glândula que fica sem funcionar caso haja a ingestão de carboidrato. Após 48 horas sem ingerir carboidrato, ela começa a usar as energias armazenadas (gordura). Se houver a ingestão de alimentos que contenha carboidrato, deverá começar tudo de novo.

Você poderá comer bastante gordura pois será transformada em glicose para que não cause hipoglicemia (falta de açúcar no sangue).

CETÔNICO é dietético, energético, laxante, relaxante e tira o apetite. É encontrado no organismo e só se manifesta se você não comer carboidratos. Para medir o CETÔNICO, compre na farmácia ( Gluketur-test da Roche, vem 50 bastões e custa em média R$ 32,00) .

No início, até formar o CETÔNICO (antes de completar 48 horas), você irá sentir fome, não podendo deixar de comer. Não passe fome. Coma quanto e quando quiser, desde que não seja carboidrato.

· A necessidade diária de carboidrato, para o adulto, varia entre 300 a 800 g, conforme o peso da pessoa, por isso quando suprimimos o carboidrato o organismo precisa compensar.

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Alimentos que pode comer a vontade, não contém carboidratos

Alimentos permitidos em qualquer quantidade: (nos produtos industrializados, o ideal é verificar no rótulo o percentual de carboidrato que deve ser 0(zero) ou menor que 1%)
Carne de Porco, Carne de Aves, Carne de Vaca, Peixe, Nata, Presunto & Presunto Cozido, Bacon, Lingüiça de Porco, Salaminho, Cópa, Ovos, Queijos (somente os queijos industrializados – queijo fresco e mineiro não pode comer).

Verduras e Legumes:
Repolho, Alface, Tomate, Vagem, Couve-Flor, Brócolis, Pimenta, Cebola, Pepino, Abobrinha, Quiabo, Nabo, Rabanete, Acelga, Jiló, Salsa, Chicória, Escarola, Palmito, Berinjela, Azeitonas, Pimentão, Espinafre, Couve, Agrião, Rúcula e Tomate (máximo 3 por dia).

Sobremesa que pode a vontade:
Gelatina Diet (Adocyl, Doce Menor e Sucryl), pois não tem carboidratos.

Frutas Permitidas, após 15 dias:
Depois de 15 dias de dieta você pode acrescentar frutas...
- Melão, Melancia, Abacate, Manga, Mamão e Limão.

· relação de algumas frutas com menos de 10% do peso em carboidrato – (atenção a quantidade.. sempre com moderação!!)

Abacate[5,63%], abacaxi(polpa)[5,80%], abricó do Pará [3,92%], abiu [9,90%], caju(polpa)[8,40%], caju(suco)[10,00%], carambola[3,40%], castanha do Pará[7,00%], coco(leite)[7,00%], figo da índia[5,02%], goiaba [7,98%], groselha preta[7,30%], groselha vermelha[5,75%], jaca(polpa)[10,00%], limão[8,50%], maracujá [9,60%], melancia [6,90%], melão [6,35%], morango [7,40%], pêssego[9,40%], .


Na 2ª quinzena pode acrescentar:
- 2 Colheres de Creme de Leite;
- 2 Colheres de Requeijão;
- 2 Polenguinhos;
- Chocolate Adocyl Premium;
- Sorvete Kibon Light (Morango e Flocos)
- 4 Quibes Diet
- Pão Diet
- Suco de Limão (com adoçante).

terça-feira, 8 de maio de 2007

Bebidas permitidas

Bebidas permitidas em qualquer quantidade ou com uso de adoçantes, que não contenha Sorbitol:
Chá, Chá-Mate, Chá Clight (Macã), Chá de Ervas com adoçante, Refrigerante Dietético (Coca Light, Pepsi Light, Guaraná Diet), Café (com adoçante), Água Tônica Diet.
Obs.: O Chá-Mate pode ser batido no liquidificador com gelo e limão (só não use limão rosa) (após 15 dias de dieta).

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Lista de alimentos que pode comer

- Abobrinha verde - Acelga - Agrião - Água com gás - Água Natural - Água Tônica Diet - Alface - Aspargos - Atum - Aves - Azeite - Azeitona com tempero - Bacalhau - Bacon - Berinjela - Brócolis - Café - Camarão - Caranguejo - Carne em geral - Caviar - Cebola como tempero - Cenoura (1 por dia) - Chá (cidreira, mate, etc...) - Chicória - Chuchu - Club-Soda - Coca Light - Cogumelo - Couve - Couve-flor - Espinafre - Frango - Gelatina Diet (Doce-Menor, Açucryl, Adocyl, só) - Geléia Diet de morango (Adocyl e Doce-Menor) - Gin - Guaraná diet - Jiló - Lagosta - Limão - Lingüiça - Manteiga - Margarina - Mexilhões - Nabo - Omelete - Ostra - Ovos (fritos, cozidos, mexidos) - Ovos cozidos - Peixe - Pepino - Pepsi Light - Pimenta - Pimentão - Presunto - Queijos (só industrializados) - Quiabo - Rabanete - Repolho - Sal - Salada verde - Salaminho - Salpicão (maionese caseira, salada, pimentão), - Salsa - Sashimi - Soda Diet - Sopa de legumes - Suco Clight (Maçã verde, TEA Maça) - Sukiaki sem macarrão - Tomate (até 3 por dia) - Trident - Vagem.

Observações:
Depois de 15 dias acrescente uma fruta, de preferência as que contenham pouco carboidrato, mas que tenha muita caloria. O leite não pode, mas o queijo sim, porque só tem gordura. Lembre-se: não passe fome, pois quando o CETÔNICO começar a agir, não sentirá mais fome.

domingo, 6 de maio de 2007

Alimentos PROIBIDOS - contém carboidratos

Alimentos proibidos em qualquer quantidade:

Açucares, Arroz, Feijão, Bolachas, Farinhas e Derivados, Mandioca, Achocolatados (Nescau, Toddy, etc...), Sagu, Batatas, Apresuntados, Beterrabas, Ervilhas, Quibe, Queijo (Fresco e Mineiro – Somente os Industrializados), Milho-Verde, Maizena, Macarrão (massas em geral), Coxinhas, Batata Doce, Frutas, Conservas, Bolos e Tortas.

E todo o alimento que contenha carboidratos em sua composição.

sábado, 5 de maio de 2007

Lista de alimentos que “NÃO” pode comer

- Abóbora - Açúcar - Adoçantes com Frutose - Adoçantes com Lactose - Água Tônica - Almôndegas - Amendoim - Amidos - Arroz - Balas - Balas diet - Banana - Batata - Beterraba - Biscoito - Bolachas - Bolos - Caju - Cará - Carboidratos - Catchup - Catupiry - Cereais - Chiclets - Doces - Ervilhas - Fanta Diet - Farinha - Feijão - Figos - Frutas - Frutas Secas - Gelatina (Oatker Diet) - Gelatinas (Royal Diet) - Geléia - Leite - Leite Desnatado - Macarrão - Mandioca - Massas em Geral - Mel - Milho - Mortadela - Panquecas - Pão - Passas - Petiscos - Pomarola - Pomodoro - Queijo Fresco e Mineiro - Salsarette - Salsicha - Seven’up Diet - Soja - Sorvetes - Sprite Diet - Suco de Frutas - Tâmaras - Trigo - Yogurt .

Alimentos proibidos de comer porque contém carboidrato:

CEREAIS: arroz, trigo, milho etc.

LEGUMES: feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim(torrado),

FRUTAS: (algumas – com mais de 20% de carboidrato ), banana, uva, figo(seco), ameixa, caqui, castanha, coco(polpa), jaca(semente), marmelo, nêspera, tâmara, amêndoa, tamarindo,

TUBÉRCULOS: batatinha, batata-doce, batata salsa, mandioca,

AÇÚCARES: sacarose (açúcar de cana ou beterraba), glicose (açúcar de uva), lactose (açúcar de leite), maltose (açúcar de malte), frutose ou levulose (açúcar de frutas).

OUTROS: Leite, bolacha, farinha e seus derivados, mel, melado, geléia real, cerveja, lêvedo de cerveja, apresuntado, cenoura, beterraba, maisena, macarrão, doce, iogurte, pudim, tudo que contenha açúcar e frutas, achocolatados (Nescau, Toddy, etc.). Evitar enlatados por causa dos conservantes, salsicha , conservas, sagu, coxinha, torta, etc.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Outras considerações

1 - O tempo limite da dieta é 30 dias, são duas quinzenas com espaço de 3 dias entre elas. Você poderá continuá-la posteriormente, mas é recomendável para a maioria das pessoas que dê um espaço de tempo de uma semana.
2 - Alimente-se constantemente, sempre que sentir fome e tome bastante líquido.
3 - Algumas pessoas durante as primeiras semanas poderão sentir algum tipo de fraqueza.
4 - Coma bastante verduras, carnes, peixes, etc...
5 - Em hipótese nenhuma deixe de se alimentar, seu corpo necessitará de calorias, por isso pode comer à vontade para suprir a falta de carboidrato.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Reações

Dor de cabeça: principalmente em pacientes "tocados a cafeína". Além desse sintoma, a redução brusca deste estimulante do sistema nervoso pode provocar de início uma certa lassidão física e mental que pode chegar até a DEPRESSÃO de pequena monta. Em casos extremos esses problemas podem ser resolvidos com a ingestão pura e simples de uma xícara de café ou de 1 comprimido analgésico com cafeína em sua formulação (como o Dorflex e a Neosaldina entre outros). Também pode ajudar o consumo de água em maior escala nesses dias.

Mau hálito: devido a eliminação por via respiratória de substancias cetônicas formadas pela queima acelerada de gorduras e pode ser parcialmente reduzido pelo consumo não abusivo de chicletes e balas dietéticas "SUGAR FREE" (desde que não adoçadas com Aspartame!); a redução no consumo de queijos pode ajudar.

Dores musculares: pela redução do teor de potássio, cálcio e magnésio dentro das células e pode ser melhorado pelo aumento na dosagem da medicação de reposição.

Prisão de ventre: pela ausência de vegetais fíbrosos a formação do bolo fecal que estimula o funcionamento dos intestinos pode ser mais demorada, portanto, uma evacuação de modo razoavelmente normal de 3/3 ou ate de 4/4 dias não requer atenção maior. Providências deverão ser tomadas se a consistência e o formato (bolinhas ressecadas) das fezes indicarem "ressecamento". Nesses casos procure aumentar o consumo de água e óleos vegetais (inclusive. azeite ou óleos vegetais indigeríveis como o NUJOL) além de tomar ao deitar-se o medicamento. Eventualmente proposto (tamarini cps sem açúcar, de 1 – 2 comp ao deitar-se).

NÃO DESISTAM PASSA LOGO

Comer de 3 em 3 horas

Devemos comer a cada 3 horas, pois tecnicamente, existe uma razão para manter o estômago permanentemente cheio. Isso faz seu organismo manter uma produção razoável de T3 e T4, hormônios da tireóide, responsáveis por uma "queima" de gordura. O estômago vazio inibe a produção desses hormônios.
Dicas: comer gelatina diet ou light, enrolado de queijo e presunto, ou se estiver na segunda quinzena, uma fruta.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Peso X Medidas

Você sempre perde peso OU medidas. Só no começo você perde os dois ao mesmo tempo. Inclusive pode ganhar peso no decorrer da dieta e continuar perdendo medidas. E pode estacionar em tudo por uma semana e de repente perder 2 ou 3 quilos de um dia para o outro (lá fora, esse fenômeno foi batizado de Whoosh).

Como a dieta é diurética, no começo aproximadamente dois quilos de água vão embora e você perde peso e medidas. A partir daí, você só perderá peso quando as células de gordura forem esvaziadas. Mas, mesmo vazias, elas demoram vários dias para perder o formato. Quando perdem o formato (murcham) você perde medidas. E por vários dias, elas vão esvaziando aos poucos mas a diferença de peso não é visível na balança. De repente esvaziaram células suficientes para perceber a diferença na balança. Aí começa o processo de murchar as células vazias. E assim vai.

O ganho de peso durante a dieta normalmente é devido à ingestão demasiada de líquidos (o que é bom!) e ao mal funcionamento do intestino (o que é ruim!). Se você se pesa, digamos, meia hora depois de tomar 500ml de qualquer bebida irá ter 500g a mais na balança. Se o seu intestino não funcionou no dia anterior, mais 500g. Se você se pesou após o almoço, mais 200 a 500g dependendo da pessoa. Se comeu algo que provoca a formação de gases, mais um tanto de gramas. O ideal é se pesar apenas uma vez por semana, usando as mesmas roupas, no mesmo horário, de preferência em jejum pela manhã após fazer o que fosse necessário no banheiro. Aí você pode ter um resultado quase confiável.

Então, fique tranquilo, coma suas verduras e siga normalmente na dieta. Está tudo em ordem.