sexta-feira, 11 de maio de 2007

Carboidrato zero

De acordo com o livro “A nova dieta revolucionária do Dr. Atkins”, da editora Record, o regime é dividido em três fases: indução, perda de peso contínua (PPC) e manutenção. Na primeira etapa, que dura duas semanas, o consumo de carboidratos é totalmente proibido. A perda de peso nesse tempo é enorme. Isso porque o nível de insulina, produzido pelos pâncreas, diminui e o corpo tem que queimar as gorduras para servir de fonte de energia corporal. Para compensar o consumo deficiente de vitaminas e minerais, são acrescentados suplementos vitamínicos durante esse período.
Já na segunda fase, o consumo de carboidratos é lentamente aumentado até eliminar os suplementos, desde que a pessoa continue emagrecendo. Quando o peso ideal for alcançado, o consumo de carboidratos aumenta novamente até que o peso seja mantido - a terceira fase. Segundo o médico, a quantidade de carboidrato vai variar de pessoa para pessoa. Um dos argumentos dele é que os grandes níveis de insulina, aumentados com o consumo de carboidratos, são responsáveis pelo aumento de apetite e, por conseqüência, pelo aumento de peso. Seguindo a dieta, os níveis de insulina são equilibrados, eliminando a vontade de comer.

Se por um lado a dieta é muito vantajosa, por outro, pode oferecer grandes riscos à saúde devido ao alto consumo de gordura saturada vinda das carnes. “São vários prejuízos. Por exemplo, o excesso de gordura animal potencializa algumas enzimas que vão transformar a testosterona em estrogênio. Isso é uma alteração significativa e perigosa para os homens”, alerta a nutróloga e terapeuta ortomolecular Elizabeth Ayoub. A médica vai além e alerta que quanto mais proteína ingerida, mais perda de nutrientes você tem. “Há perda de sódio, água, magnésio, cálcio. Substâncias importantíssimas para nós. Fora o excesso de radicais livres no nosso corpo”, informa.


Texto retirado do site Bolsa de Mulher

5 comentários:

greice disse...

ola, gsotaria de saber se pode comer hamburguer e limao na primeira semana?

Melissa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Melissa disse...

A informação no post não está inteiramente correta.

Acabo de ler o livro do Dr. Atkins e é necessário corrigir que nas primeiras duas semanas da dieta ***há a restição de consumo de carboidratos para não mais que 20 gramas por dia*** - isto quer dizer que ainda podemos comer saladas e verduras todos os dias da dieta, além de carnes e ovos à vontade.

Também vale dizer que já fiz a dieta antes e que realmente não senti fome alguma durante o período, e nem mesmo tive aquelas vontades incontoláveis de comer chocolate.

Quem está determinado a perder peso de forma saudável deve, ao menos, ler o livro e tentar a dieta por 14 dias (os capítulos 4, 5, e 6 são essenciais, pois se tratam da ciência do nosso corpo e como ele processa o que comemos).

:) Melissa

Caroline disse...

Eu queria tomar metamucil pra ajudar no intestino... vc sabe me dizer se posso? procurei na embalagem e nao fala nada disso..somente diz SEM AÇUCAR.. mas tem maltodextrina.

vc sabe alguma fibra q posso tomar?
obrigada

Equipe SobreADM® disse...

Olá, tudo bom? Adorei o seu blog e as dicas que posta aqui. Gostaria de pedir que inserisse meu blog em sua lista aqui do lado, já que falamos sobre assuntos parecidos! http://www.dietadratkins.com/ Obrigado pela colaboração! Parabéns e sucesso!